AÇÃO!

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PROJETO MOVIMENTO DE AMOR À EDUCAÇÃO E SONHOS!

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

A Associação de Amigos do Grupo Movimento de Amor à Educação e Sonhos – AAGMAES, fundada em 11 de setembro de 2004.
tem como missão: buscar, amparar, orientar, defender e representar os legítimos interesses de seus associados; buscar formas para desenvolver programas sociais e de formação do indivíduo, crianças, adolescentes, jovens e adultos em sua plenitude; estudar, pesquisar, criar, desenvolver atividades e materiais, através de exposições, cursos, eventos, encontros, divulgando-s para que venham a contribuir no desenvolvimento pedagógico do trabalho em educação, prevenção e proteção, bem como na orientação de geração de renda.
Sua história de criação iniciou-se antes da fundação quando em 2001, três educadoras populares da região Glória, em Porto Alegre, iniciam sua formação no Curso Normal com ênfase em Educação Popular, na Escola de Ensino Médio Emílio Meyer (formação esta ganha através da luta dos educadores populares).
No decorrer desta formação Maria Leonice de Deus, Tamar Gomes Oliveira e Josina Marcolino percebem que poderiam pesquisar e produzir materiais pedagógicos a partir de diferentes materiais (como tecidos, retalhos, texturas, pinturas, bordados, entre outros) para trabalhar no cotidiano com seus alunos da educação infantil, anos iniciais e jovens e adultos da alfabetização.
Em um primeiro momento foi criado um grupo de artesanato chamado de o Grupo MAES (Movimento de Amor Educação e Sonhos).
Foi neste ponto que receberam apoio do Fundo Ângela Borba para Mulheres, do Rio de Janeiro, que financiou o pontapé inicial do que hoje se tornou um Centro de Pesquisa Educacional, a AAGMAES. O financiamento recebido oportunizou oficinas de geração de renda onde foram produzidos livros pedagógicos e bolsas, e confeccionaram-se livros de tecido onde foram realizados experimentos com as questões de identidade; composição familiar, comunidade, bairro, equipamentos sociais, cultura, entre outros. Nestes materiais foram exploradas texturas, composições, novos formatos, explorando a curiosidade das crianças em geral, a partir de pesquisas de observação de crianças e adolescentes, bem como da pesquisa teórica para se chegar ao material pedagógico mais adequado possível.
Estes mesmos materiais, além de serem utilizados na educação infantil e nas oficinas de aprendizagem também eram comercializados.
As mães da comunidade demandaram ao Grupo MAES a necessidade de creche em sua sede, mas o espaço ainda não era adequado para o atendimento desta faixa etária. No turno da noite, aconteciam as aulas do grupo de alfabetização de jovens e adultos com 15 alunos.
Iniciou-se, então, o atendimento das crianças das séries iniciais no horário inverso ao da escola a fim de trabalhar as dificuldades de aprendizagem do currículo escolar.
O Centro de Pesquisa começou a tomar forma.
A partir das dificuldades que os alunos iam tendo era pesquisado e criado um material pedagógico alternativo com o intuito de vencer a dificuldade apresentada. A este atendimento atribuiu-se o nome de Oficinas de Aprendizagem.
Em setembro de 2005, num mutirão das mães e pais que demandaram a Educação Infantil, foi feita a ampliação de uma sala que passou a atender 15 crianças de 4 a 6 anos de idade.
Um pouco mais tarde, em março de 2006, no mesmo sistema de mutirão pelas famílias demandantes da educação infantil iniciou-se o atendimento de 12 crianças de 2 a 4 anos.

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A Associação de Amigos do Grupo Movimento de Amor à Educação e Sonhos – AAGMAES, foi fundada em 11 de setembro de 2004. Em um primeiro momento foi criado um grupo de artesanato chamado de Grupo MAES (Movimento de Amor Educação e Sonhos), que tornou-se um Centro de Pesquisa Educacional, a AAGMAES. Os materiais produzidos, além de serem utilizados na Educação Infantil e nas Oficinas de Aprendizagem também eram comercializados e geravam renda. No turno da noite, aconteciam na sede da AAGMAES as aulas do Grupo de Alfabetização de Jovens e Adultos com 15 alunos. Posteriormente Iniciou-se, então, o atendimento das crianças das séries iniciais no horário inverso ao da escola. O Centro de Pesquisa começou a tomar forma. Em setembro de 2005, foi feita a ampliação de uma sala que passou a atender 15 crianças de 4 a 6 anos de idade. Em março de 2006, iniciou-se o atendimento de 12 crianças de 2 a 4 anos.